Semas inicia ações de combate ao abuso e exploração de menores

Por - em 948

A Secretaria de Assistência Social de Areia inicia nesta quinta-feira, 4, uma série de ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. A atividade desta quinta é uma roda de conversa com as crianças da Brinquedoteca Municipal nos turnos manhã e tarde.

Na sexta-feira, 5, a partir das 8h a reunião é com os presidentes das associações de trabalhadores rurais de Areia, que tem o objetivo de educar os pais para evitar a exploração do trabalho infantil e orientá-los para identificar os sinais das crianças e adolescentes de que elas estão sendo vítimas de algum tipo de abuso sexual.

Na terça-feira, 9, nos dois turnos serão realizadas palestras com os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Eles serão orientados sobre os tipos de exploração e como sobre procurar ajuda nos casos em que sejam abusados.

As ações seguem até o fim do mês. No dia 11 de maio, à tarde, a palestra será para o Grupo de Mulheres do Centro de Referência em Assistência Social. No dia 12, a roda de conversa é com as enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde, para que elas possam identificar as crianças que passam por esses problemas e acionar o Conselho Tutelar.

No dia 17 de maio serão realizadas palestras para os alunos das escolas municipais dos distritos de Cepilho e Mata Limpa. No dia do Combate ao Abuso e Exploração, 18 de maio, um filme sobre o assunto será exibido no Casarão José Rufino. No dia 23 de maio, tem novas palestras para alunos de Muquém e Usina Santa Maria. E no dia 30, à tarde, fechando a programação, terá roda de conversa com o Grupo de Idosos do CRAS.

FONTE: Areia PB