Município de São Domingos é destaque em 2º lugar na Paraíba no ranking de qualidade da informação contábil e fiscal

Por FAMUP - em 263

O Município de São Domingos-PB voltou a ser destaque no cenário nacional ao ficar em 2º lugar no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal entre os 223 municípios do Estado da Paraíba no ano de 2022, com nota 97.3% ficando no “grupo A” considerado grupo de elite quando o assunto é Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal no Siconfi(ICF).

O Município de São Domingos-PB manteve também sua liderança na comparação nacional, ficou na posição 105ª colocada entre os 5.570 municípios do Brasil, que apresentam melhor qualidade da informação contábil e fiscal, o que demonstra o nível de transparência e responsabilidade com a coisa pública pela Prefeita Adeilza Soares Freires e excelente qualidade técnica dos servidores da Prefeitura, da contadora Verônica Dias Vieira e sua equipe do Escritório V & M Contabilidade Ltda, que prestação serviços de Assessoria Contábil no município de São Domingos.

O Ranking, uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Governo Federal que reflete a qualidade da informação contábil e fiscal, tem o objetivo de avaliar a consistência da informação publicada pelos Estados/Municípios no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público (Siconfi) e estimular a melhoria da qualidade dessa informação aos diversos usuários e que também disponibiliza para acesso público.

O Município de São Domingos pela terceira vez seguida atingiu a pontuação máxima no Ranking de Qualidade da Informação Contábil Fiscal, que é um ranking estabelecido para os municípios que apresentam as melhores informações contábeis e fiscais, bem como os melhores Indicadores da Qualidade Contábil e Fiscal no Siconfi(ICF). Na avaliação feita em 2020 e 2021 ficou em 1º lugar no Ranking Estadual. Agora, na avaliação feita em 2022 o Município de São Domingos ficou em 2º lugar no Ranking Estadual.

“Ficamos muito felizes em receber o resultado, o que demonstra transparência e muito zelo com dinheiro público, porque somente quem aplica bem o dinheiro público pode prestar informações confiáveis aos órgãos de controle”, comemorou Odaísa de Cássia, Secretária de Finanças.

Segundo a STN, a intenção do ranking é fomentar a melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal que é utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação. Quanto menos inconsistências nos dados e no cruzamento de dados melhor é qualidade da informação contábil e fiscal. Conforme resultado divulgado no site do Tesouro Nacional, o Município de São Domingos está 2º lugar na Paraíba no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal entre os 223 municípios do Estado da Paraíba.

Os dados completos do Ranking podem ser acessados no ranking: https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/