Secretaria de Saúde

Por - em 984

A Secretaria Municipal de Saúde, orienta a população para o aumento no número de casos de diarreias que acometem muitas pessoas nessa época do ano, acompanhando as doenças respiratórias.

Uma das vilãs nesse período são as moscas, pois podem transmitir doenças porque estão em contato constante com materiais em decomposição, como fezes ou sujeira, transportando bactérias capazes de causar algumas doenças, como a diarreia.

A Enfermeira Rafaela, da UBS VII, no bairro São Sebastião, explica que no caso da diarreia, pode ser acompanhada por febre, vômito e dor abdominal. Para tanto algumas medidas básicas podem auxiliar na prevenção dessa manifestação gastrointestinal. “ A prevenção pode ser feita pela higienização correta das mãos, sempre antes e após as refeições e da manipulação de alimentos; utilizar o hipoclorito em folhas verdes; ingerir água tratada; a alimentação deve ser feita em estabelecimentos com boas práticas de higiene, bem como sua casa deve ter toda higiene necessária para a saúde da sua família ”, esclarece a enfermeira.

O tratamento pode variar de acordo com a gravidade da doença, mas é necessário que o paciente faça a hidratação oral sempre em abundância, por meio de soro caseiro, soro de hidratação oral industrializado, água potável, sucos (maracujá, goiaba e caju), ingerir verduras e legumes em geral, como cenoura, batata, além de canjas e frutas, como banana maçã, maçã sem casca e goiaba.