Reestruturação de prédios históricos e projetos criativos estão entre ações da Sectur no primeiro trimestre

Por - em 986

A Secretaria de Cultura e Turismo de Areia tem um papel fundamental no desenvolvimento sustentável da cidade porque coordena os trabalhos e as políticas de fomento do turismo e da cultura neste município que é Patrimônio HA Secretaria de Cultura e Turismo de Areia tem um papel fundamental no desenvolvimento sustentável da cidade porque coordena os trabalhos e as políticas de fomento do turismo e da cultura neste município que é Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil.istórico e Cultural do Brasil.

Desde o início do ano, a Sectur vem inovando em projetos criativos para alavancar o turismo na cidade e valorizar a cultura local. O primeiro trabalho, “Uma Rosa na Janela”, convidou todos os moradores a colocarem flores nas sacadas dos prédios históricos e casarões para deixar a cidade ainda mais atrativa. A decoração com rosas começou pelos prédios públicos e ganhou as ruas e casas do Centro Histórico, ajudando também a escoar o cultivo de flores da zona rural e a confecção de jardineiras por parte dos artesãos. Uma feira de flores foi criada aos sábados.

Outro grande trabalho foi o projeto “Adote uma Praça”, que incentivou comerciantes locais a reformarem praças públicas e cuidarem dos espaços, desonerando os cofres públicos com essa manutenção e criando nos moradores o sentimento de pertença e de obrigação pelo zelo com os espaços públicos. O Casarão José Rufino teve sua fachada pintada e também foi desenvolvido o primeiro mapa turístico da cidade, com os principais pontos e os serviços disponíveis para os visitantes.

A Sectur iniciou o processo de cessão do acervo da Biblioteca Ministro José Américo de Almeida para ser administrado pela Prefeitura Municipal de Areia e também foi viabilizada a cessão do Teatro Minerva, o mais antigo da Paraíba, que estava sob a administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mas que se encontrava em ruínas. A secretaria também tratou de inscrever o Museu Casa Pedro Américo na Semana Nacional de Museus.

A pasta também vem promovendo diálogos constantes com as associações e grupos de cultura e de turismo locais para debater a concessão de subvenção municipal para estes grupos. O carnaval deste ano também foi realizado em parceria com os blocos de rua e a parceria com a Associação Turística Rural e Cultural de Areia (Atura) vem garantindo a realização de eventos e a atração de grupos e investidores para o turismo local.

Em março já foi elaborado o projeto do “Caminhos do Frio” e enviado para análise do Fórum de Turismo do Brejo, assim como o projeto para o Ministério do Turismo de financiamento das atrações para o Caminhos do Frio. A Sectur também está trabalhando para conseguir padronizar as calçadas da cidade e torná-la mais atraente para os turistas, instalar a sinalização turística, construir dois mirantes turísticos e reformar a passarela Francisco Pereira Mariz.

Outras ações pontuais receberam o apoio da PMA como a exposição e oficina do artista Zello Visconti, em parceira com o Hotel Triunfo, Atura e Secretaria de Educação; e as oficinas, palestras e exibições do CineSesi Cultural. Também já foi realizada reunião com a Academia de Letras de Areia para definir ações no campo da literatura e a eleição da Academia.

O Museu Casa de Pedro Américo também recebeu o lançamento de três livros sobre o artista areiense e a Sectur criou com a Atura a Comenda Pedro Américo para as agências que fomentem o turismo local. A visita cultural do SESC também aconteceu em Chã do Jardim e os técnicos da secretaria participaram de oficina para atualização do mapa de turismo 2017 da PBTur.

“Os próximos dias serão de intenso planejamento com a finalização da programação da Semana Nacional dos Museus, a ser realizada em maio, a preparação da Semana de Emancipação Política, o aniversário da cidade, que também acontece em maio, e a reestruturação e eleição do Conselho Municipal de Turismo”, explicou a secretária Janaina Azevedo.