Ação Social apresenta compra de 5 toneladas de alimentos para famílias de baixa renda

Por - em 863

A Secretaria de Ação Social de Rio Tinto, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS-Vila Regina), apresentou a compra institucional realizada junto a CONAB, dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de 5,29 toneladas de alimentos para famílias em situação de insegurança nutricional.

O evento que aconteceu na na sede do antigo Regina Club, contou com as presenças do prefeito Fernando Naia, do secretário estadual de articulação municipal – Buba Germano, secretária do Trabalho e Assistência Social – Iona Suelena, do secretário de agricultura e pesca – Antônio Macedo, diretor técnico da Emater – Vlaminck Paiva, presidente do Sindicato Rural – Valdirene Rosas, representantes dos agricultores fornecedores – Armando Miranda, representante dos beneficiários – Edinalva Silva, e da coordenadora do CRAS – Maria das Graças.

Para o prefeito Fernando Naia, este é um momento muito importante sob dois aspectos. A compra dos alimentos diretamente aos agricultores de Rio Tinto e, a distribuição dos itens alimentícios para as famílias que serão identificadas como em situação de baixa renda.

“A compra desses alimentos aos nossos agricultores é muito importante porque é um incentivo para que eles tenham mais desprendimento em produzir cada vez mais e, assim, gerar mais renda para as famílias desses produtores. Por outro lado, temos pessoas que estão esperando por este auxílio em suas mesas e que muitas vezes não tem o que comer”, avaliou o prefeito.

De acordo com a secretária de Ação Social, Iona Suelena, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Fome Zero e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

“Na modalidade, o agricultor familiar comercializa diretamente alimentos de acordo com padrões de qualidade que são determinados pelos órgãos regionais competentes. O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais”, lembrou a secretária.

Iona informou que o CRAS irá fazer todo o levantamento das famílias mais necessitadas para assim, poder ser entregue os alimentos. Serão contempladas 450 famílias em Rio Tinto, com inhame, macaxeira, feijão, banana e mamão.