Paraíba vai integrar Rota da Avicultura Caipira; Famup convoca gestores para reunião de alinhamento

Por Múltipla - em 32

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) criou a Rota da Avicultura Caipira, que terá o primeiro polo instalado na Paraíba. O objetivo é dar mais visibilidade e sustentabilidade à avicultura caipira. Com isso, o Arranjo Produtivo Local da Avicultura Caipira da Paraíba (APAC-PB), juntamente com Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), Empaer-PB, Banco do Nordeste, Sistema Faepa/Senar irão realizar o diagnóstico da avicultura caipira no estado inicialmente em 67 municípios.

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) está apoiando a iniciativa e convocando os prefeitos e prefeitas, além dos secretários municipais de Agricultura a colaborar com a realização do diagnóstico. “Essa é uma iniciativa importante e vai garantir mais visibilidade e elaboração de políticas públicas que fortaleçam o setor e a agricultura familiar no nosso estado”, disse George Coelho, presidente da Famup.

A Famup juntamente com a frente que organiza o diagnóstico da avicultura caipira está convidando os prefeitos, prefeitas e secretários municipais de Agricultura para uma reunião de alinhamento e apresentação do questionário, a ser realizada no dia 30 de janeiro às 10h, no formato on-line através do link: https://meet.google.com/and-gvoa-pgk

Segundo o diretor-presidente da Central de Cooperativas Agropecuárias da Paraíba (Coopaf), Wendell José de Lima Melo, o diagnóstico é importante para subsidiar o trabalho que vem sendo realizado dentro do Programa Paraíba Produtiva da SEAFDS/PB, buscando fortalecer iniciativas finalistas de produção de alimentos saudáveis e demais produtos acabados da Agricultura Familiar, alinhando o desenho de programas e políticas públicas aos anseios das famílias, que é a obtenção de produção sustentável, para contributo a segurança alimentar e nutricional e a geração de renda familiar.

Na Paraíba – O polo da Rota da Avicultura Caipira tem o intuito de estruturar o setor, a partir de diferentes frentes de atuação, como a implantação de unidades de beneficiamento, estudos, pesquisas, melhoramento genético, e novas tecnologias.