Nova diretoria da Famup toma posse e anuncia I Congresso e Feira de Oportunidades para Municípios

Por Múltipla - em 30

Os integrantes da 17ª Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) para o triênio 2024/2026 foram empossados nesta quarta-feira (31), em cerimônia realizada no Auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (ASPLAN), em João Pessoa. George Coelho foi reconduzido à presidência da entidade após vencer o processo eleitoral interno por unanimidade dos presentes.

A nova diretoria é composta ainda pelos prefeitos André Gomes (Boa Vista) como 1º vice-presidente; Anna Lorena (Monteiro) como 2º vice-presidente; Roberto Bayma (Bom Jesus) como 3º vice-presidente; Sérgio Lima (Baía da Traição) como 4º vice-presidente; Allan Bastos (Pedra Branca) como 1º secretário; Jarcques Lúcio (São Bento) como 2º secretário; Bevilacqua Matias (Juazeirinho) como 3º secretário; Joyce Renally (Duas Estradas) como 1º tesoureira e José Alexandre (Santa Luzia) como 2º tesoureiro.

Também compõe a diretoria no Conselho Fiscal os prefeitos: Maria Rodrigues (Alagoinha); Adriano Wolff (São Sebastião do Umbuzeiro); Neto Nepomuceno (Barra de Santa Roza); Cláudia Macário (Quixaba); Doutor Lúcio (Itabaiana); Tiago Castro (Cabaceiras); Vital Costa (Araruna); Elias Costa (Jacaraú); Ricardo Pereira (Princesa Isabel) e José Benício Neto (Pilar).

Para o presidente George Coelho, ao longo da sua trajetória, de 29 anos de existência, a Famup vem assegurando para os municípios paraibanos parcerias e vitórias importantes que fortalecem o municipalismo. Por isso, a Federação tem ganhado cada vez mais reconhecimento em todo o Brasil de seu trabalho em defesa dos municípios e da população paraibana.

O vice-presidente André Gomes destacou que o momento é de unir esforços e fortalecer parcerias para que a Famup continue exercendo esse trabalho de fortalecimento dos municípios. Ele lembrou que a entidade paraibana já ganhou destaque nacional por protagonizar um movimento contra as constantes quedas nos repasses federais. Anteriormente, a Paraíba se destacou por uma mobilização de prefeitos na Praça do Meio do Mundo – e que garantiu aumento no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) através da PEC 391/17 (PEC do 1%).

Confep – Durante a posse, o secretário-executivo da Famup, Pedro Dantas, anunciou a realização do I Congresso e Feira de Oportunidades para Municípios do Estado da Paraíba (Confep) realizado de 4 a 6 de abril no Centro de Convenções da Paraíba, em João Pessoa. O Congresso tem como objetivos capacitar para uma melhor gestão pública municipal; compartilhar experiências gerenciais em meio à crise econômico-política atual; alcançar soluções inovadoras para o aprimoramento das atividades de Administração Pública e Gestão; e conhecer formas de organização do trabalho para uma Administração Pública mais eficiente.

Homenagem – Foi reservado um espaço para prestar homenagem aos ex-presidentes da Famup pela contribuição ao fortalecimento do municipalismo. Entre eles: João Fernandes, Joaquim Gilberto Soares, Umberto Marinho de Lima, Manoel Júnior (in memoriam), Rubens Germano Costa (Buba Germano), Waldemar Marinho Filho, José Antônio Vasconcelos da Costa (Tota Guedes) e Francisco das Chagas Lopes de Sousa.

Presenças – Estiveram presentes o Secretário Especial Adjunto de Assuntos Federativos do Governo Federal, Margonari Marcos; Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino; Promotor de Justiça representando o MPPB, Carlos Davi Lopes; o 1ª Secretário da CNM, Hudson Brito; o vice-presidente da Associação de Prefeitos do Ceará, Joaci Junior; o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Luciano Santos; presidente da União de Municípios da Bahia, José Henrique (Quinho); o presidente da Federação Goiana de Municípios, Haroldo Naves; e o presidente das Associações de Municípios do Pará, Nélio Aguiar.

A cerimônia de posse contou ainda clm as presenças do Secretário Chefe de Governo, Roberto Paulino, representando o governador João Azevêdo; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Nominando Diniz; os deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago; o vice-presidente da Asplan, Raimundo Nonato Siqueira; além dos deputados estaduais Wilson Filho, João Gonçalves, Tovar Correia Lima, Leonice Lopes, Alexandre de Zezé e Branco Mendes.