George Coelho lista razões para votar na chapa de oposição e promover renovação na CNM nesta sexta

Por Múltipla - em 12

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, listou uma série de razões para que os prefeitos e prefeitas promovam renovação no comando da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A eleição para escolha da nova diretoria da entidade acontece nesta sexta-feira (1º), com George integrando a chapa oposicionista ‘CNM com Renovação’, encabeçada pelo mineiro Julvan Lacerda.

“Primeiro, é importante que se tenha alternância de poder. São quase 30 anos de um grupo comandando a confederação, tratando como algo particular para atender os seus interesses. Também falta diálogo com os prefeitos e existe uma postura centralizadora no comando da entidade”, argumentou.

Outro aspecto é a falta de representatividade de todas as regiões brasileiras. Para George, a região Nordeste, por exemplo, tem ficado alijada dos espaços de representatividade na diretoria da CNM. Entidades como a Famup têm conseguido furar a bolha pela postura combativa e atuante de seus integrantes, mas os espaços são sempre destinados às mesmas figuras. “Existe um grupo que se perpetuou no poder, deixando de fora outros atores que querem contribuir com o movimento municipalista. É preciso incluir mais representatividade nacional à CNM”, reforçou George.

27 anos no poder – Com rejeição de 52,2%, Paulo Ziulkoski, atual presidente da CNM, vai enfrentar pela primeira vez uma chapa de oposição, representada por 16 estados, depois de 27 anos à frente da instituição. Segundo o presidente da Famup, isso mostra a insatisfação e o desejo de mudança que se instalou no movimento municipalista brasileiro.

“Mais de 90% dos prefeitos paraibanos já aderiram ao movimento, que busca construir uma diretoria que atue com diligência para garantir eleições livres, gestão participativa da entidade, fortalecimento das Associações Municipalistas e outros pontos”, comentou George, destacando que isso mostra a necessidade e a vontade de promover mudanças.

‘CNM com Renovação’ – A chapa de oposição tem como candidato a presidente Julvan Rezende Araújo Lacerda (Ex-prefeito Moema MG e ex-presidente da Associação Mineira de Municípios). Três paraibanos fazem parte da composição, sendo eles André Gomes como 3° vice-presidente (Prefeito de Boa Vista), Segundo Domiciano, como 2º secretário (prefeito de São José do Sabugi) e o presidente da Famup, George Coelho, como 2º tesoureiro.