Famup anuncia criação de assessoramento na área de assistência social

Por Múltipla - em 11

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) chega aos 29 anos se renovando e trabalhando em prol dos municípios. Dentro dessa renovação, o presidente George Coelho anunciou a criação de um novo assessoramento voltado aos prefeitos e prefeitas na área da assistência social. A entidade já conta com assessoramentos em todas as áreas e a partir de agora passa a oferecer um auxílio aos municípios na garantia de fortalecer a prestação de serviços na área social.

“Passamos a oferecer na nossa Federação o assessoramento na área da assistência social, uma política pública não contributiva, que é dever do Estado e direito de todo cidadão que dela necessitar. Oferecemos, dentro dessa área tão fundamental para os municípios, o melhor acompanhamento junto aos prefeitos e prefeitas. A Famup trabalha em parceria para que as gestões ofereçam um bom trabalho para a população. Depois das nossas assessorias nas mais diversas áreas, passamos a oferecer na ação social”, destacou George coelho.

Segundo a assessora na área de assistência social da Famup, e também secretária do Colegiado Estadual de Gestores/as Municipais de Assistência Social da Paraíba (Coegemas-PB), Sofia Ulisses, o assessoramento se fundamenta em dois víeis.

Um deles é o fortalecimento da política de assistência social como uma agenda municipalista, onde a Famup e a CNM coloca na sua agenda política a discussão pela política de assistência social. Isso implica no fortalecimento dessa política e sobretudo na conquista de novos direitos. “A assessoria da Famup também entra nesse processo para assessorar a destinação de recursos públicos nessa área, na perspectiva de levar para os municípios uma melhor proteção social, sobretudo para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social”, disse.

Conforme Sofia, o outro viés da assessoria se baseia no apoio às gestões municipais, como em questões envolvendo gestão financeira, serviços, programas, de modo a contribuir com o fortalecimento e qualidade dos serviços prestados dentro da política de assistência social.

“O olhar da Famup em priorizar uma área da seguridade social brasileira, onde é dever do estado prover proteção social aos indivíduos e famílias, essa agenda traz o olhar de compreender a magnitude e importância dessa política de assistência social com o fator integrante da qualidade de vida dos paraibanos”, disse Sofia Ulisses, destacando que o assessoramento é uma possibilidade dos gestores se aproximarem e conhecerem mais de perto a política de assistência social, não como apenas uma política secundária, mas uma política que entra na agenda dos municípios para efetivar e garantir direitos sociais.

Contato – Os prefeitos, prefeitas e secretários podem solicitar o assessoramento da Famup na área de assistência social pelo número 83 – 98731-5128 ou 83 – 3044-7401. Presencialmente, a equipe estará todas as segundas-feiras na sede da Federação, em João Pessoa.