Famup participa do IV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba

Por Múltipla - em 39

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, participou nesta quarta-feira (9) da abertura do IV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Estado – 35 anos do SUS e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB). Com o tema “O SUS que queremos: Dialogando por uma saúde resolutiva e acessível”, o evento acontece até a sexta-feira (11), no Garden Hotel, em Campina Grande. Para George, esse é um momento importante para debater temas de interesse da população e para o bom funcionamento da saúde nos municípios.

“A Famup tem o COSEMS-PB como um parceiro nas ações que envolvem a saúde dos nossos municípios. E estamos aqui para reafirmar essa parceria e participar desse Congresso que vai debater, junto aos secretários municipais, temas essenciais como o SUS. Aproveito para parabenizar a presidente, Soraya Galdino, por todo o trabalho e pelo cuidado com os trabalhos realizados em cada cidade paraibana”, destacou George Coelho.

Os conteúdos serão trabalhados em mesas temáticas de discussão, com a finalidade de contribuir para o fortalecimento e qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito de uma saúde pública resolutiva e com acessibilidade para toda população.

Entre os temas debatidos estão: As potencialidades e desafios para uma Atenção Primária em Saúde; o Projeto Imuniza SUS e o aumento da cobertura vacinal; financiamento do SUS; a importância da saúde bucal no cuidado da saúde integral; a regulamentação assistencial do Samu; diálogo sobre o eSUS; perspectivas para ampliação do acesso à Atenção Básica; qualificação da assistência farmacêutica nos territórios; qualificação das práticas da Vigilância em Saúde; e compras públicas em saúde e a nova lei de licitação.

O IV Congresso é promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba, com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB).