Famup encerra projeto ‘Reciclo’ que beneficiou 27 municípios e 536 catadores de recicláveis

Por Múltipla - em 63

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) realiza, na próxima segunda-feira (31), no Hotel Manaíra, em João Pessoa, às 9h, o encerramento do ‘Reciclo’, projeto desenvolvido em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB). Realizado em 27 municípios, sendo 12 da 4ª Região Geoadministrativa do Estado e 16 da região do Cogiva, a iniciativa visa incentivar o destino correto dos resíduos sólidos e a inclusão dos catadores dentro da Lei de Resíduos Sólidos.

Ao todo, participaram das capacitações, nas duas regiões, um total de 536 catadores e catadoras. Depois dessa fase, também foram realizados dois Workshop do Reciclo, nos municípios de Picuí e Ingá, que contou com a participação de 119 agentes públicos.

“Esse é um projeto importante que conta com o apoio do Ministério Público da Paraíba, um parceiro que contribui com essas ações. Concluímos com sucesso esse projeto que está mudando a realidade dos municípios, garantindo a preservação do meio ambiente e levando mais cidadania aos catadores e catadoras de resíduos sólidos”, destacou George Coelho, presidente da Famup.

Os municípios que participaram do Reciclo foram: Sobrado, Riachão do Poço, São Miguel de Taipu, Itabaiana, Pilar, Juripiranga, Mogeiro, Ingá, Salgado de São Felix, Riachão do Bacamarte, Sapé, Mari, Cruz do Espírito Santo, São José dos Ramos, Gurinhém, Caldas Brandão, Picuí, Nova Palmeira, Frei Martinho, Baraúna, Cubati, Seridó, Sossêgo, Pedra Lavrada, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa e Damião.

A Famup atuou a partir de duas ações: a primeira constituída pela realização de um diagnóstico do perfil demográfico dos catadores de recicláveis e seus familiares, com enfoque nas questões socioeconômicas e educacionais. Traçado o perfil, foi possível dimensionar aspectos de ordem quantitativa e qualitativa que serviram como base para as ações seguintes. Já na segunda etapa, foi desenvolvida qualificação profissional com foco no trabalho dos catadores.

Segundo Paulo Dália, responsável pela empresa que realiza as capacitações, durante o encerramento, na próxima segunda-feira, serão apresentados os resultados do trabalho realizado junto aos municípios e também serão realizadas duas palestras, uma sobre ‘Economia Solidária como Fator de Geração de Emprego e Renda’ e outra sobre ‘Inclusão Social – Fator Decisivo na Construção da Cidadania’.

Reciclo para Todos – A partir de agora, a Famup desenvolverá o ‘Reciclo para Todos’, um projeto financiado pelas prefeituras por meio de convênio. Esse poderá envolver todos os municípios paraibanos. O município que se interessar em garantir o projeto terá da Famup todo apoio para executá-lo através de uma equipe técnica, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O ‘Reciclo para Todos’ tem na figura dos catadores de resíduos sólidos um dos objetos de mudança. As atribuições conferidas aos catadores pela sociedade e pelo poder público, possuem um viés contraditório, pois não é dado a esses agentes o devido reconhecimento da sua dignidade humana, uma vez que a sociedade ainda não despertou para o papel fundamental dos catadores.

O setor produtivo (Comércio e Indústrias) e a sociedade também são objeto dos projetos desenvolvidos dentro do ‘Reciclo para Todos’, assim como o poder público, mas em particular se destaca os alunos do Ensino Médio e Fundamental da rede de ensino pública e privada, a estes se somam todos os profissionais da saúde, educação e da assistência social.