Famup e Instituto Espectro do Saber realizam capacitação sobre o papel do poder público no atendimento ao TEA

Por Múltipla - em 41

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e o Instituto Espectro do Saber realizam na próxima quarta-feira (6) uma Live, a partir da 9h30, de forma remota (Zoom), para discutir o “Poder Público como Protagonista na Capacitação da Educação e da Saúde no Atendimento ao TEA (Transtorno do Espectro Autista)”.

Conduzirão os debates e as discussões durante a Live, diretoras do Instituto Espectro do Saber, Kaline Souza e Helena Cavalcante, e também Bárbara de Alencar, analista de comportamento, psicóloga e pedagoga.

Para o presidente da Famup, George Coelho, é preciso discutir o tema com o poder público que é o responsável por prestar atendimento e assistência aos indivíduos com TEA e sua família. “Será um momento importante e por isso convido todos os prefeitos, prefeitas, secretários e servidores a participarem dessa Live. Nossos serviços de saúde e educação precisam estar preparados para receber essas pessoas e suas necessidades”, ressaltou.

De acordo com Kaline Souza, o objetivo da realização da Live é levar aos secretários da educação e da saúde, bem como aos prefeitos e prefeitas, a importância de capacitar os profissionais em análise sobre a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), além de levar conhecimento sobre o que é o TEA e informações baseadas na ciência para as famílias.

“A importância de debater sobre o tema é que mesmo diante das leis já em atuação, existe muitas lacunas a serem sanadas e é necessário a criação de políticas públicas que atendam as necessidades dos indivíduos que têm o TEA de forma efetiva”, destacou Kaline.

TEA – O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Serviço

Data: 06 de dezembro (quarta-feira)
Hora: 09h30
Link de acesso: https://tinyurl.com/3vaukxn2
ID da reunião: 869 1633 9727
Senha: CAPACITA