Famup debate coleta de resíduos sólidos nos municípios com Agência de Regulação do Estado

Por Múltipla - em 63

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, e o secretário Executivo, Pedro Dantas, participaram de reunião na Agência de Regulação do Estado para discutir demandas referentes a coleta dos resíduos sólidos nos municípios, a exemplo da implementação de galpões e uma nova normativa sobre resíduos sólidos.

“Essa foi a primeira reunião para apresentarmos as demandas à Agência de Regulação do Estado. Essa é uma pauta importante para os municípios e precisamos avançar nessas questões com o objetivo de garantir que as coletas de resíduos sólidos sejam realizadas dentro do que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Teremos ainda outros encontros para avançarmos nessa pauta”, destacou o presidente da Famup, George Coelho.

Participaram da reunião o Diretor Presidente da Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB), José Otávio, acompanhado do Diretor de Regulação e Articulação Institucional da ARPB, Marcus André, do Gerente de Regulação e Estudos Tarifários da ARPB, Gratuliano José e do assessor jurídico da ARPB, Felipe Odilon.

Também estavam presentes o Secretário Executivo de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal, Dudu Dantas, o Secretário Executivo de Desenvolvimento Sustentável do Governo da Paraíba, Radomécio Leite, e o ex-prefeito de Juripiranga, Paulo Dália, além de Gilmar Battistuzzi da secretaria do Desenvolvimento e da Articulação Municipal.

Reciclo – A Famup tem desenvolvido o projeto ‘Reciclo para Todos’, uma ação financiada pelas prefeituras por meio de convênio. O município que se interessar em garantir o projeto terá da Famup todo apoio para executá-lo através de uma equipe técnica, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O ‘Reciclo para Todos’ tem na figura dos catadores de resíduos sólidos um dos objetos de mudança. As atribuições conferidas aos catadores pela sociedade e pelo poder público, possuem um viés contraditório, pois não é dado a esses agentes o devido reconhecimento da sua dignidade humana, uma vez que a sociedade ainda não despertou para o papel fundamental dos catadores.

O setor produtivo (Comércio e Indústrias) e a sociedade também são objeto dos projetos desenvolvidos dentro do ‘Reciclo para Todos’, assim como o poder público, mas em particular se destaca os alunos do Ensino Médio e Fundamental da rede de ensino pública e privada, a estes se somam todos os profissionais da saúde, educação e da assistência social.