FAMUP apoia GovTalk

Por FAMUP - em 1264

Idealizado pela TGT Resultados e com apoio imprescindível da Federação de Associações de Municípios – FAMUP, o Gov Talk Diálogos, realizado na quarta-feira (13), no Hotel Manaíra, em João Pessoa, conseguiu reunir representação dos principais municípios paraibanos, com participação de prefeitos, secretários municipais e do Estado, gestores da administração direta e indireta.

Após abertura oficial do evento, teve início a participação do Diretor Técnico da FGV Projetos, Ricardo Simonsen, sob tema “alternativas econômicas para atual conjuntura nacional”.

Simonsen apresentou uma série de dados que apontam para um cenário de retomada em curto prazo, porém com desafios de retomada sustentável. “Os municípios tem grandes desafios pela frente em face dos compromissos que possuem para garantir a qualidade na prestação dos serviços públicos versus queda de arrecadação”, destacou.

Abordando a temática “inovações em práticas de gestão”, o ex-Ministro da Educação Henrique Paim, apresentou as alternativas que a FGV Projetos possui para Estados e municípios, com enfoque na realidade de pequenos e médios municípios.

Henrique Paim destacou que o atual cenário no país demonstra uma perspectiva de recuperação, mas ao mesmo tempo ainda está em relação à questões fiscais numa situação bastante crítica. “”Precisamos pensar em como podemos estruturalmente melhorar a gestão pública, através de projetos que vão desde a melhoria da receita, arrecadação e redução de despesas que trarão ganhos para os municípios, e por outro lado buscar oportunidades de investimento”, disse. “Os municípios tem um papel importante na retomada do país, a partir da alavancagemn de investimentos”, completou.

Dando continuidade ao evento, o Doutor em Direito pela UERJ e professor do UNIPÊ Glauber Lucena, abordou a necessidade que os municípios integrantes da região metropolitana possuem de fazer um plano integrado que deve ser implementado até 2018, sob pena de imputação de improbidade administrativa para os gestores.

Na parte da tarde, os gestores participaram de atendimentos personalizados por profissionais da FGV, sob coordenação do consultor Romeu Caputo. Foram abordados assuntos inerentes às boas práticas de gestão, em temas relacionados a financiamentos de melhoria da gestão pública, acompanhamento de convênios, projetos de mobilidade urbana, saneamento, infraestrutura social, entre outros, onde a FGV Projetos possui soluções rápidas e eficazes para os municípios.

“Estamos muito satisfeitos. A realização deste evento em parceria com a FGV Projetos reforça o conceito de qualidade que defendemos para aqueles gestores que querem fazer a boa diferença dentro da administração pública”, disse Sergio Almeida, consultor da TGT Resultados, empresa responsável pela realização do evento.