Segundo dia do Confep tem palestras sobre governança, controle interno, transparência e comunicação

Em 03/04/2025

Segundo dia do Confep tem palestras sobre governança, controle interno, transparência e comunicação
Famup

O segundo dia do Congresso e Feira de Oportunidades para Municípios do Estado da Paraíba (Confep) iniciou com a aula inaugural da Escola de Gestão Pública, apresentada pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. Durante a palestra, o ministro abordou assuntos como governança, controle interno e transparência em uma Mesa formada pelo diretor da Escola criada pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Jarcques Lúcio, pelo coordenador de Gestão da Escola, Arnaldo Escorel, e a especialista climática, Renata Andrade Santos.

“E quero parabenizar a Famup por implantar essa Escola de Gestão que vai repassar regras de integridade e transparência aos administradores públicos. Vocês são desbravadores por essa iniciativa no Brasil. É um desafio, mas tenho certeza que vocês vão conseguir bons resultados com a Escola. E na nossa palestra buscamos apresentar para os presentes um panorama sobre governança e controle interno que é importante para qualquer administração”, disse o ministro Augusto Nardes.

Durante o dia, outras palestras abordaram temas voltados a comunicação, cultura, segurança pública e saúde. Os participantes puderam conferir um debate sobre segurança e mobilidade com o secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes; o Coronel Lamark Donato, Sec. Executivo SESDS; o Coronel João Alves Secretário de Administração Penitenciaria; e Isaias Gualberto Superintendente do Detran-PB. Logo em seguida, foi abordado o papel da comunicação na gestão pública atual em uma Mesa formada por Ruy Dantas, presidente da ABAP-PB; o publicitário Juarez Guedes, Nathália Rezende, presidente da Sinapro-PB e Heron Cid, presidente da AMIDI, além da jornalista e sócia da Múltipla Comunicação, Marly Lúcio.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, debateu a Regionalização dos Consórcios Públicos. Ele defendeu criação de consórcio no turismo na Região Metropolitana de João Pessoa e destacou que consórcios municipais são o trampolim para o desenvolvimento regional. A fala do gestor é baseada em um dos maiores cases de sucesso no que se refere a administração pública municipal: o ex-lixão do Roger.

Para o presidente da Famup, George Coelho, foi mais um dia produtivo com 31 debates de interesse dos gestores públicos, realizados no palco principal e nas salas temáticas. “Mais uma vez tivemos um dia muito produtivo debatendo temas do dia a dia de prefeitos, prefeitas e secretários. Tenho certeza que muita coisa que foi vista aqui será adotada para melhorar as administrações públicas nos municípios. Esse é o objetivo do Confep, fortalecer e garantir uma administração eficiente para oferecer a população”, disse.

O dia ainda contou com palestras sobre saúde com o Secretário de Estado da Saúde, Arimatheus Reis, e Soraya Galdino, presidente do COSEMS-PB, e sobre educação com Renato Casagrande. O encerramento foi com a palestra sobre a ‘Lei 12.232/2010 na Prática: Comunicação Pública com Segurança e Transparência’ comandada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Nominando Diniz; além de André Martins, Alexandre Dinoá, Fábio Barros e Rui Dantas.

  • Por Multipla Integrada
    Fonte: Famup
    Fotografia: Famup

Fale com a gente nas redes