XXII Exposição de Animais começa nesta sexta-feira com programação diversificada

Por - em 980

A partir desta sexta-feira (23), o Governo da Paraíba realiza, em parceria com a Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), a XXII ExpoTaperoá,  que se prolonga até o próximo domingo (25). Nesta edição a programação está bem diversificada, na qual, além de conhecer as melhores raças de caprinos e ovinos criadas no Estado, os visitantes vão poder assistir julgamentos dos melhores animais, torneio leiteiro com premiação de R$ 20 mil, como também comprar produtos da feira agroecológica, feira de artesanato, e mostra gastronômica, e ainda assistir apresentações culturais e shows.

“O setor de caprinovinocultura é extremamente organizado na Paraíba e detém uma boa genética do país. Estamos conscientes de que a cooperação vai superar, cada vez mais, os obstáculos e buscar expandir o mercado”, disse o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro.

A Paraíba é um dos Estados da Federação que tem as melhores raças e, ao longo dos oito últimos anos, o governo não mediu esforços para contribuir com a qualidade do rebanho. “Nós temos o município da Prata, por exemplo, que é o maior produtor de leite de cabra do Estado, no qual a raça Saanen predomina fortemente. Apesar dos anos de seca que assolou o Nordeste, o rebanho paraibano apresentou crescimento”, acrescentou o secretário.

O Estado da Paraíba lidera a produção de leite de cabra no Brasil, com cerca de 20 mil quilos por dia. E, ainda, ostenta, o segundo maior rebanho do país, com mais de 1.200 milhões de cabeças,entre caprinos e ovinos. “Essa constatação nos faz acreditar que o nosso setor é de extrema importância para o Estado, é um segmento que movimenta a economia e nos dá a satisfação de poder realizar um evento tão grandioso para todos nós que estamos diariamente buscando investimentos para expandir a comercialização dos nossos produtos”, comentou o presidente da Apacco, Pedro Martins.

Os produtores estão comercializando bem o leite e atualmente é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que compra a maior parte do leite de cabra dos criadores. O PAA é um Programa Federal e tem a participação direta do Governo do Estado. O leite de cabra é o que mais oferece nutrientes próximos do leite materno.