- FAMUP - https://famup.org.br -

Prefeitura divulga espetáculos do Nordeste selecionados para Primavera do Teatro

A Prefeitura Municipal de Guarabira, por intermédio da sua Secretaria de Cultura e Turismo (Secut), divulgou a relação dos espetáculos que vão compor a programação do Primavera do Teatro (Festival Nordestino de Teatro em Guarabira), que acontecerá no período próximo de 23 a 30 setembro.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal e abrangerá na programação vários espetáculos de rua, peças infantis e adultas que se apresentarão no palco do Teatro Geraldo Alverga, além de outros espaços alternativos. A Secretaria recebeu, ao todo, 53 inscrições durante o período de 27 de julho e 28 de agosto, com propostas de espetáculos oriundos de 07 estados do Nordeste.
Foram selecionados, ao todo, 25 grupos, sendo 8 na categoria Infantil, 7 na categoria Teatro de Rua e 10 na categoria Adulto. A Comissão de Seleção esteve reunida nos dias 5 e 6 de setembro na sede da Secult (Centro de Documentação), e foi composta pelo ator e professor Vando Farias (Josivando Silva Farias), pela escritora e atriz Neide Polari (Maria Neide Polari Souto), e pelo dramaturgo e diretor teatral Tarcísio Pereira (Tarcísio de Sousa Pereira).
De acordo com os grupos selecionados, nas três categorias, o Primavera do Teatro vai contar com espetáculos dos estados da Paraíba, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A Paraíba contém o maior número de espetáculos dentro do festival, mas a comissão estabeleceu como critério a participação de grupos oriundos do maior número possível de regiões do estado – como Litoral, Brejo, Sertão e Cariri, sob a justificativa de que se trata do estado receptor de outros estados nordestinos.
Pelo estado de Alagoas, foi selecionado o espetáculo infantil “Fadinha, a Magia está na Varinha”, da Cia. Hiperativa; pelo Ceará, “Guerra de Cup & Cake”, do grupo K’Os Coletivo; por Sergipe, o espetáculo adulto “Senhora dos Restos”, da Dicuri Produções; por Pernambuco, o também adulto “A Podridão que há em Mim”, do Grupo São Gens de Teatro; pelo Rio Grande do Norte, a peça de rua “Dubididum Taratatá”, do grupo Comboio de Teatro (Natal/RN), e ainda o adulto “P’s”, da cidade de Caicó, pela Trápia Cia. Teatral e Associação União do Sobrado.
Os espetáculos selecionados da Paraíba na modalidade Adulta, vindos de João Pessoa, são: “Confissões” (Grupo de Teatro da UFPB/NTU); “O Último Édipo” (grupo de teatro Lavoura); Álbum de Família, (Núcleo de Artes Cênicas da Estação Cabo Branco); “A Viúva e o Lobisomem”, (Grupo Tenda); e “Mensagem para a Amante do Meu Marido”, (Fabíola Ataíde). Por Campina Grande, foi selecionada a peça “Meu Enterro”, da Cia. Curinga); e de Guarabira o representante será o espetáculo “Fadário da Loucura”, da Cênica. Meketrefe).; Dos infantis selecionados do estado paraibano são: “Brincantes”, da cidade de Monteiro (Cia. Teatral Refinaria Cênica), e os demais de João Pessoa, como: “Os Saltimbancos Atrapalhados” (Grupo de Teatro Saltimbancos); “Estórias” (Engenho Imaginário); “Cirandei” (Cia. Oxente); “Clowssicos – Uma Nova Velha História” (Cia. dos Clowssicos); e “Teatro para Bebês – A Terra do Antes” (Cia. De Teatro Nós 2).
Na mostra Teatro de Rua, pela cidade de Campina Grande, o espetáculo “O Auto do Bumba Meu Boi” (Cia. Café com Pão de Teatro); pela cidade de Cajazeiras, a peça “Trinca, mas não Quebra”, da Associação Cajazeirense de Teatro; e de João Pessoa os espetáculos “No Mundo da Rua” (Projeto Corpos de Saia); “Fuzuê” (Cia. De Teatro em Cena); “Clown Bar” (Grupo Bufões de Olavo); e “O Surto, a Comédia” (Cara Dupla Coletiva de Teatro). A tabela com a relação completa, por categorias e estados, estará disponível a qualquer momento neste espaço.

 

[1]