- FAMUP - https://famup.org.br -

Em Rio Tinto: Programa corte de terra chega à 200 horas máquina no terceiro mês de gestão

O Programa ‘Corte de Terra’ implantado pela Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Rio Tinto conseguiu atingir um número inédito de horas máquina trabalhada, junto aos pequenos agricultores do município. Segundo informou o setor esta semana, já foram executados entre os meses de janeiro, fevereiro e março, 200 horas de corte de terra, através de dois Tratores devidamente equipados com grade aradora.

“Pela primeira vez, alcançamos um número muito positivo em apenas três meses de gestão. Foram 200 horas máquinas trabalhada. Revertido em valores, isso significa uma economia de R$ 20 mil reais aos nossos pequenos agricultores”, informou Antônio Macedo, secretário da pasta.

Ele lembrou que esse resultado depende muito das condições de trabalho do prefeito junto a Secretaria. As máquinas precisam de manutenção constantemente, com profissional habilitado na área e, consequentemente, a disposição para o corte das terras para o cultivo das diversas culturas, informou.

Metas para 2017

O secretário informou que após diálogo com o prefeito Fernando Naia, está autorizado o benefício a cerca de 500 famílias para o ano de 2017, num total de 1.500 horas máquinas, o que deve representar um benefício de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) na agricultura familiar de Rio Tinto.

“Dentro dessa margem, teremos uma estimativa de 600 hectares de terras preparadas para as culturas de feijão, milho, macaxeira, mandioca, batata, inhame, melancia, entre outros”, lembrou Antônio Macedo.

Nesta primeira etapa, foram atendidas as comunidades de Monte-mor, Tavares, Praia de Campina, Oiteiro, sítio Saco, margem do rio Mamanguape, Cravassú, Areia Branca, Campart II e Capim Azul.

As próximas comunidades a serem atendidas são: Curral de Fora, Salema, Piabuçú e Arintigui. Macedo lembra aos agricultores que o atendimento obedece sempre a ordem de recebimento dos ofícios com a solicitação para o serviço.

Para o prefeito Fernando Naia, apoiar a agricultura familiar será uma das prioridades do seu governo. “A agricultura familiar apresenta-se como um segmento muito importante dentro da economia municipal e até estadual. Uma vez que promove o desenvolvimento econômico, contribui para o emprego de mão de obra e provê a subsistência das famílias”, destacou o gestor.

“Esses serviços de preparo de solo para o plantio dos nossos agricultores é de suma importância. Tendo em vista os custos elevados que representa o serviço que já está disponibilizado pelo município. Estamos aqui para apoiar e ser parceiro desses guerreiros, dentro de nossas limitações, estaremos sempre a disposição”, lembrou o prefeito.

O secretário Antônio Macedo ressaltou ainda a importante parceria firmada com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Tinto, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável, e as Associações Rurais do município para a execução de forma programada e efetiva do corte de terra.

[1]