- FAMUP - https://famup.org.br -

CRAS Quixaba promove encontro sobre ações de profissionais do SUAS contra violência e exploração de crianças e adolescentes

A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Quixaba realizou na tarde dessa sexta-feira (21), no Centro de Referência de Assistência Social de Quixaba (Cras Quixaba), um encontro de fortalecimento da Rede Socioassistencial para discutir o papel dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) quanto à prevenção e intervenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. Essa ação faz parte da campanha ‘Maio Laranja’.

O encontro foi conduzido pela equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), regional de Várzea, e contou com participação de representantes do Conselho Tutelar de Quixaba e de profissionais que integram o Cras Quixaba, incluindo a secretária Célia Sulpino, que falou sobre os danos causados na vida de uma criança, de um adolescente que sofre abuso, e que, por conta disso, é necessário trabalhar a questão da violência e da prevenção quanto ao surgimento de novas situações.

“A Assistência Social precisa garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes. O ‘Maio Laranja’ tem sido, a nível nacional, a nossa campanha de maior visibilidade. Graças a ela, já identificamos muitas crianças e adolescentes que já sofrem violência sexual ou exploração. E esse número tem crescido muito no período da pandemia, pois a maioria dos casos acontecem no ambiente familiar. E os danos são ansiedade, depressão, isolamento social. Trabalhando a prevenção, a gente vai conseguir melhorar esses índices e diminuir essas situações.

Para conscientizar sua população dos impactos do abuso e exploração aos menores, a Prefeitura Municipal de Quixaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou, do dia 10 ao 21 de maio, várias ações (campanhas de conscientização, sala de espera, momentos com crianças e adolescentes) no Município “a fim de mobilizar nossa comunidade na prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”.

O ‘Maio Laranja’ ficou conhecido como o mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Celebrado no dia 18, essa data foi instituída em homenagem à menina Araceli Crespo que, nesse dia, em 1973, aos oito anos de idade, foi sequestrada, assassinada e violentada.

Para denunciar qualquer tipo de violência, exploração em relação a crianças e adolescentes, disque 123.

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Quixaba
Disponível em: http://quixaba.pb.gov.br/noticias/cras-quixaba-promove-a901.html [1]

[2]