Cidades do Cariri da PB deverão ter água todos os dias nas torneiras a partir desta semana
Em 31/05/2017
Mesmo um mês após a chegada das águas do Rio São Francisco à Paraíba, nenhum município saiu da situação de racionamento. Porém, conforme previsão do presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas, cidades do Cariri devem deixar os esquemas rigorosos de abastecimento já nesta semana.
Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, recebeu grande recarga e ultrapassou 5%, o que o fez sair da situação crítica. O racionamento será suspenso assim que ele chegar a 8,2% e sair do volume morto.
Dos outros 126 reservatórios do estado, apenas 37 estão com mais de 20% de seus volumes máximos. Quarenta e três estão em situação crítica, com menos de 5%, e 46 em observação, com menos de 20%. De acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), moradores de 115 municípios da Paraíba sofrem com a falta d’água. Oitenta e quatro estão em racionamento, 30 em colapso e um em alerta. Veja a relação completa mais abaixo.
O Açude São José II, em Monteiro, o primeiro da Paraíba a receber as águas da transposição, é o único do interior do estado que está sangrando. Conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o reservatório atingiu o máximo de sua capacidade, 1.311.540 m³, no dia 16 de maio.
Antes da cheia expressiva ocorrida a partir da chegada das águas do São Francisco o Açude São José II estava em colapso, segundo a Cagepa. A Companhia estima que outro reservatório que deve sair dessa situação em breve é o Cordeiro, na cidade do Congo. Cerca de 58 mil pessoas de 13 municípios são beneficiadas pelo manancial, que terá abastecimento auxiliado por uma obra emergencial no Sistema Adutor do Congo. A água será captada pela Cagepa no Rio Paraíba.
Veja abaixo lista de municípios que estão com situação de abastecimento em aleta, racionamento e colapso. Dentre eles, os municípios que serão contemplados com a chegada das águas já nesta semana são Congo, Sumé, Livramento, Gurjão, Ouro Velho, Parari, Prata, São José dos Cordeiros, Serra Branca, São João do Cariri e Monteiro.