Presidente da Famup destaca importância da formulação de políticas públicas para o clima durante encontro regional

Por Múltipla - em 109

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, destacou, nesta terça-feira (6), durante evento Panorama das Políticas Climáticas na Paraíba e no Nordeste, a importância de formulação de políticas públicas voltadas para o clima. O evento é realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma) e da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) e conta com o apoio da Famup.

“Esse é um tema importante para discutirmos e planejarmos políticas públicas voltadas para o clima. O Governo da Paraíba se preocupa com o tema e mostrou isso na prática ao realizar o evento e também ao apresentar o que está sendo feito no estado. A região Nordeste tem grandes potencialidades e precisa se unir em torno disso para que possamos garantir a preservação do meio ambiente e consequentemente do clima”, destacou George Coelho.

Nesta terça, a programação do evento Panorama das Políticas Climáticas na Paraíba e no Nordeste contou com palestra proferida pelo professor Dr. Carlos Nobre (Inpe), sobre a participação do Brasil no Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas. Em seguida, o professor Jean Ometto proferiu palestra sobre Pegada e Sequestro de Carbono. Já o Dr. Robson Barbosa, secretário executivo de Energia da Seirhma fez palestra sobre a Evolução da Transição Energética na Paraíba e logo após, foi a vez do jornalista e professor Dr. Laerte Cerqueira falar sobre a Transição Energética na Paraíba.

Também foram discutidos os Aspectos Gerais da Geração de Energia Eólica na Paraíba e as Tecnologias Empregadas nos Módulos Fotovoltaicos e suas Evoluções, pelo representante da empresa Balfar. Em seguida, Prof. Newmark Carvalho (Senai/PB) realizou a palestra Capacitação Social sobre as Energias Alternativas e o Eng. José Janduí Júnior, da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam/JP) fez uma explanação sobre o Avanço na Quantificação das Emissões de Gases de Efeito Estufa no Município de João Pessoa.

O representante da empresa Climate Safe, Max Almeida proferiu palestra sobre Estratégias de Ações para a Elaboração do Plano de Mudanças Climáticas no Estado do Ceará.

Nesta quarta-feira (7), o evento será iniciado às 8h30, com a palestra do professor Dr. Cleber Salimon, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sobre Dinâmica e Estoque de Carbono na Vegetação. Em seguida, o professor Dr. Rômulo Simões Cezar Menezes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) fala sobre Desenvolvimento de Metodologias para Quantificação de Estoques de Carbono em Ecossistemas da Região Nordeste. A partir das 10h, o professor do Instituto de Biologia da Unicamp Dr. Gonçalo Pereira fala sobre Uma Revolução para o Sertão e, na sequência, será a vez do presidente do Sindalcool Edmundo Coelho apresentar o tema Transição Energética e Mobilidade Sustentável.

Às 11h ocorrerá palestra sobre Tendências com a Evolução do Mercado de Carbono, pelo assessor da Presidência da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL), Dr. Pietro Mendes. A programação será retomada às 14h com a palestra do Chefe de Divisão no Fomento a Tecnologias Sustentáveis (MAPA), Eng. João Nicanildo B. dos Santos, sobre o Plano de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agricultura – ABC mais Nível Nordeste. Em seguida, haverá a explanação do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária da Paraíba, pelo coordenador do Grupo Gestor Estadual do ABC+PB, Eng. Agrônomo Demilson Lemos de Araújo e às 15h será a vez do representante da Empresa Paraibana de Pesquisa, Regularização Fundiária e Extensão Rural (Empaer), de Alagoinha, engenheiro agrônomo Valdemir Ribeiro Cavalcante falar sobre a Integração Lavoura – pecuária – floresta (ILPF): Estratégia de Produção Sustentável.

A programação do evento prossegue com a palestra da assessora jurídica da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Yanara Pessoa Leal, sobre Esg na prática e a blockchain na prestação de serviços ambientais e encerra com a apresentação da gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Helen Camargo de Almeida, sobre  Esg e crédito de floresta: como territórios e empresas podem ser net positive.