Municípios podem acessar guia com dicas para implementação dos ODS

Por Assessoria CNM - em 1035

A discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tem se tornado cada vez mais presente nas administrações municipais. Para auxiliar os gestores, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) lançou na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios um guia. O material reúne informações sobre como os gestores municipais brasileiros podem implementar efetivamente os objetivos propostos no nível municipal.

Elaborado em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o guia convida os prefeitos e prefeitas a atuarem em sintonia com a promoção dos ODS no nível local. Também a planejarem políticas públicas para o alcance da Agenda 2030, com crescimento econômico, erradicação da pobreza, equilíbrio ambiental e fortalecimento institucional.

O primeiro capítulo é dedicado a apresentação dos sete passos para incorporação dos ODS na agenda municipal. Algumas das dicas envolvem a sensibilização do quadro de funcionários, da comunidade, além de um mapeamento com o intuito de identificar prioridades.

Em seguida, o guia traz estratégias específicas para cada um dos 17 ODS. Como nota a Confederação, pelo menos 80% deles estão diretamente ligados aos Municípios. Outro diferencial da cartilha é que ela traz indicadores, que podem auxiliar os gestores a ter uma ideia de que fase estão no andamento de cada objetivo.