Famup recebe adesão de governadores e do presidente da Câmara na luta pela manutenção da Funasa

Por Múltipla - em 88

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) entregou, nesta sexta-feira (28), um documento solicitando o apoio dos governadores do Nordeste e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para garantir a manutenção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Tanto os governadores, quanto o presidente da Câmara se comprometeram a trabalhar contra a extinção do órgão.

O documento foi entregue pelo vice-presidente da Famup, o prefeito de Bom Jesus Roberto Bandeira, pela diretora e prefeita de Duas Estradas, Joyce Renally, durante Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e reunião realizada para discutir a Reforma Tributária.

Arthur Lira destacou que Congresso Nacional apóia a continuidade dos trabalhos realizados pela Funasa e que reconhece a importância da instituição para o desenvolvimento dos municípios.

A Famup reafirma o total apoio a manutenção da Funasa e destaca que sua extinção afeta diretamente os municípios, sobretudo os menores que ficarão sem o apoio direto do órgão na garantia das obras de saneamento básico.

De acordo com o documento, os municípios pequenos serão prejudicados com a decisão de extinção da Funasa. “Essa foi uma medida definida sem a participação ampla dos atores que operam no âmbito da política pública de saneamento básico, notadamente aquela dedicada às populações mais vulneráveis, sobretudo as que ocupam as áreas rurais. Vale destacar que a Funasa é um órgão que cuida dos pequenos municípios levando água, saneamento básico e a sua extinção podem colocá-los em um plano secundário”, diz o texto.

Ainda no documento, a Famup defende que não basta apenas manter a Funasa funcionando. É preciso trabalhar pela sua reestruturação, modernização. “Precisamos torná-la capaz de atender os municípios sem que haja demandas reprimidas. Esse é um desejo dos municípios da Paraíba, sobretudo dos menores que dependem do trabalho de assessoramento e acompanhamento nos investimentos dos recursos. Dessa forma, precisamos da união de todos no sentido de não só garantir o funcionamento da Funasa, mas de dar ao órgão mais autonomia com garantia de novos investimentos”, destaca o texto.

A Famup encerra o documento reforçando a importância da manutenção da Funasa e destacando que o caminho para o atendimento das metas estabelecidas para a universalização do saneamento passa pelo fortalecimento do órgão como instituição. Dessa forma, pediu o apoio do Consórcio Nordeste e de todos os governadores para, juntos, lutarem pela continuidade do trabalho e reestruturação do órgão tão essencial para o desenvolvimento da região.