Famup realiza curso de Sistema de Controle Interno na Administração Pública para gestores e servidores municipais

Por Múltipla - em 101

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) realizou, nesta terça-feira (14), capacitação sobre o ‘Sistema de Controle Interno na Administração Pública’ voltada para gestores e servidores municipais. O curso ministrado pelo administrador e especialista em Controle Interno, Fabiano Caldas, tem o objetivo de fortalecer e preparar as administrações públicas a prestarem um serviço de mais qualidade à população.

Segundo o presidente da Famup, George Coelho, ao final do curso os participantes terão um melhor conhecimento das boas práticas do controle interno municipal e sejam capazes de aplicar boas práticas na gestão pública com foco nas regulamentações vigentes, governanças estratégicas/corporativas e elaboração de planejamentos estratégicos, com a finalidade de orientar gestores nas tomadas de decisões. “Esse é mais uma ação da Famup para garantir o fortalecimento do municipalismo”, disse.

Durante o curso, os participantes discutiram temas como: Controle da Administração Pública interna e externa; Institucionalização e regulamentação; Controles específicos; Governança estratégica e coorporativa dentro do controle municipal; Instrumentos de Controle da Administração Pública; Redução de riscos; Tipos de controle; Planejamento Estratégico e Controle Interno; e Elaboração de estratégias para funcionamento do Controle Interno Municipal.

Currículo – Fabiano Caldas é administrador da empresa Prestcontas – Assessoria em Gestão Pública. Mestrando em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Mota – UNISUAM no Rio de Janeiro. Especialista em Contabilidade Pública e Auditoria em organizações do setor público. Possui graduação em Ciências Contábeis e Administração. Com vasta experiência na área de Prestação de contas de convênios/ programas e contratos de repasse junto aos órgãos da administração publica na esfera Federal e Estadual para Municípios e idealizador do projeto SISCONVÊNIOS (plataforma de monitoramento de convênios e contratos em tempo real). Em 2016 assumiu o cargo de Chefe de Controle Interno do Município de Patos.