Famup participa do II Fórum de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba

Por Múltipla - em 109

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) participou, nesta segunda-feira (5), do II Fórum de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba voltado para Gestores Municipais de Assistência Social associados ao Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba (Coegemas-PB). O evento, realizado em João Pessoa, acontece até esta terça-feira (6) e conta com apoio da Famup, da Cogemas, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano e da Gesuas – Software para Assistência Social.

“A Assistência Social é de fundamental importância para garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. E o Fórum de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba reforça e fortalece os trabalhos fundamentais nas nossas cidades”, destacou o presidente da Famup, George Coelho.

Entre os temas abordados nos painéis estão: ‘Assistência Social em pauta: Os desafios da Proteção Social em tempos de (re)construção’, tendo como expositores Elias de Sousa Oligeira, presidente do Congemas e Sofia Ulisses, presidente do Coegemas-PB; e ‘O papel da Vigilância Socioassistencial para o aperfeiçoamento das ações de gestão, aumento na capacidade de respostas e superação das vulnerabilidades, tendo como expositores Shirley Samico, do Consórcio Nordeste / Analista Amupe e Jaciana Magalhães – Experiência do Município de Dona Inês.

Também foi abordado o tema ‘Assistência Social e segurança de renda: A operacionalização do Cadastro Único para acesso aos programas e benefícios sociais’ com Jucilene Barbosa – Instrutora/Multiplicadora Estadual em Gestão do Cadastro Único e Bolsa Família e Romildo Gonçalges – Experiência do Município de Montadas. Na terça-feira, será abordado o tema ‘Orçamento e financiamento do SUASv desafios para (re) organizar a gestão com Rosâgela Ribeiro – Consultora CNL; Elias de Sousa Oligeira – presidente do Congemas e também Romênia Moura com a experiência do Município de Queimadas.

O Fórum se encerra com a 175ª Reunião Ordinária do Comitê Intergestores Bipartite (CIB). O objetivo de Fórum é fortalecer e aprimorar a Política de Assistência Social em todo estado com a temática Assistência Social em pauta: Os desafios da Proteção Social em tempos de (re)construção.