Famup destaca lançamento do sistema de dados para aperfeiçoar medidas socioeducativas na Paraíba

Por Múltipla - em 187

A Paraíba é o estado pioneiro no lançamento de um sistema que agrega a execução das medidas socioeducativas em meio aberto e meio fechado, facilitando o acesso à informação e formulação de políticas públicas. A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), que apoia a ação, participou do lançamento do Sistema de Medida Socioeducativa da Paraíba (SISMSE-PB).

“É muito gratificante ver o pioneirismo da Paraíba nesse tema. Agora temos o primeiro sistema que vai dar possibilidade aos municípios acompanhar em tempo real todas as atividades que são desenvolvidas pelo adolescente nesse processo da medida socioeducativa”, destacou o presidente da Famup, George Coelho.

O evento, de iniciativa do Governo do Estado, por meio da Gerência do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, juntamente com a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), ocorreu no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e contou com a presença de secretários municipais e representantes dos órgãos envolvidos. Na ocasião, foi assinado um termo de adesão entre estado e municípios para o cumprimento das atividades executadas para o segmento.

O Sistema de Medida Socioeducativa da Paraíba tem uma base de dados que agrega informações em nível municipal e estadual, permitindo servir de fonte para formulação de políticas públicas no estado. O SISMSE-PB é mais uma ferramenta para prover informações sobre adolescentes e jovens que estão em cumprimento ou cumpriram medidas socioeducativas no estado, assim como de suas famílias.