Famup destaca empenho e comprometimento dos prefeitos paraibanos no fortalecimento do municipalismo

Por Múltipla - em 258

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) destacou nesta quinta-feira (6), Dia do Prefeito, o empenho e comprometimento das prefeitas e prefeitos de todo o estado para o fortalecimento do municipalismo. Para o presidente da Famup, George Coelho, é um orgulho representar os municípios liderados por homens e mulheres que dedicam grande parte de suas vidas na busca por uma melhor qualidade de vida da população.

“Temos um grande orgulho de todas as prefeitas e prefeitos paraibanos que enfrentam as adversidades do dia a dia da gestão pública para garantir o bem estar do nosso povo. Apesar de todas as dificuldades, sobretudo nos últimos anos, os gestores públicos conseguiram manter as administrações públicas funcionando, garantindo assim a boa gestão, com responsabilidade e compromisso. Não só hoje, mas parabenizo os nossos prefeitos e prefeitas sempre, todos os dias, pois a missão não é fácil”, destacou George Coelho.

O presidente da Famup lembrou ainda das dificuldades de recursos que se somaram à crise sanitária da pandemia da Covid-19. “Nesse caso temos que destacar a força do movimento municipalista e dos gestores que, diariamente, têm de tomar decisões visando à manutenção dos serviços públicos e à qualidade de vida de seus munícipes”, disse.

A pandemia do coronavírus reforçou ainda mais a importância do trabalho e atuação dos gestores municipais, já que foi preciso garantir recursos emergenciais e flexibilizar processos para o controle da pandemia da covid-19. Os anos de 2020 e 2021 entrarão para a história como um dos mais difíceis para a gestão pública municipal desde a redemocratização, mas também marca o início de uma relação mais estreita entre o movimento municipalista e importantes atores políticos dos Poderes Legislativo e Executivo.

Festa dupla – Além de 6 de outubro, também é comemorado o Dia do Prefeito em 11 de abril. Essa última data faz alusão ao dia em que foi criado o primeiro cargo de prefeito no Brasil – em 11 de abril de 1985, por meio da Lei 18, da então Assembleia Provincial Paulista.

No Congresso, tramita o Projeto de Lei da Câmara 92/2017, já aprovado pelos deputados, que define a comemoração anual do Dia do Prefeito em 11 de abril, para todo o país. A instituição da data comemorativa tem a proposta, entre outros objetivos, de criar “consciência em relação ao valor do Município para a organização política, social e econômica da nação”.