Famup defende parcerias com UFPB para ajudar municípios com projetos de tecnologia, agricultura, saúde e educação

Por Múltipla - em 263

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, destacou, nesta sexta-feira (17), a importância das parcerias realizadas entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e os municípios paraibanos, fortalecidas durante a realização do Encontro “UFPB e o desenvolvimento paraibano: Ações integradas com municípios”, evento inédito promovido pela instituição, direcionado aos 223 prefeitos do Estado. A instituição de ensino tem iniciativas nas áreas de tecnologia, agricultura, saúde e educação que colaboram com as gestões municipais.

“Essa é uma parceria importante e fortalece o desenvolvimento dos municípios paraibanos. A Famup se coloca à disposição dos gestores e da própria universidade para contribuir com essa aproximação na garantia de se desenvolver projetos que fortaleçam as gestões municipais”, afirmou George Coelho.

O evento “UFPB e o desenvolvimento paraibano: Ações integradas com municípios” teve como objetivo demonstrar as potencialidades da UFPB no apoio a possíveis demandas ou necessidades dos municípios, também dialogando possibilidades de firmar convênios e parcerias entre as partes envolvidas para análise de solos, com o intuito de estimular e ampliar a produção agrícola.

Na programação, foram apresentadas pela UFPB propostas de potencialização do turismo, alternativas energéticas para o homem do campo, educação à distância, fortalecimento dos arranjos produtivos e caminhos para a internacionalização.

Homenagem – Durante o evento, o prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Junior, recebeu uma placa de ‘Amigo da UFPB’ pelos serviços prestados em favor da instituição enquanto foi deputado federal. Entre os apoios está contribuição para a abertura do Instituto Paraibano de Desenvolvimento da Paraíba.

Manoel Junior afirmou que, como parlamentar e parceiro da Universidade, conseguiu  destinar  R$ 16 milhões para o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP); custear toda a acessibilidade do Campus Universitário da UFPB; e aportar emendas para financiar a criação do laboratório de nanotecnologia.