- FAMUP - https://famup.org.br -

Famup convoca gestores a apoiar campanha contra febre aftosa na Paraíba

[1]A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) está convocando os gestores a apoiar e participar da campanha da febre aftosa iniciada oficialmente nesta terça-feira (2) na Fazenda Santa Fé, de propriedade do procurador de Justiça, Francisco Sagres e da procuradora Janete Ismael. A abertura da campanha foi feita pelo secretário de Estado da Agricultura do Estado, Joaquim Hugo. A Paraíba possui cerca de 1,3 milhão de cabeças de gado, segundo Boletim Técnico do Agronegócio Rebanhos da Paraíba do Sebrae/PB.

Para o presidente George Coelho, é importante que os municípios estejam engajados nessas discussões e na campanha que têm a finalidade de garantir a saúde animal e da população, mas também que interfere diretamente nas questões econômicas do Estado.

“A Famup está à disposição para unir forças nessa missão. Por isso, estamos convocando os prefeitos e prefeitas para que possam se engajar nessa campanha tão importante em todas as regiões do Estado. A aftosa afeta diretamente as exportações de carne e derivados, pois as barreiras sanitárias e fitossanitárias levam a embargos do produto, tendo em conta a segurança e a qualidade dos produtos”, destacou George Coelho.

O status da Paraíba com relação à aftosa é de ‘área livre de aftosa com vacinação’. Por isso, o presidente da Famup alerta ao produtor a importância de vacinar o seu rebanho para que se atinja o status de ‘área livre de aftosa sem vacinação’, meta estipulada pelo Ministério da Agricultura.

Febre aftosa – É uma enfermidade causada por vírus (família Picornaviridae, gênero Aphthovirus). É uma das doenças infecciosas mais contagiosas dos animais e acomete animais biungulados (de casco fendido) como: bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. Esta doença pode acometer rapidamente criações inteiras.

Recomendações sobre a vacinação:

[2]