Chuvas atingem 57 cidades da Paraíba, com concentração no Brejo, Litoral e Agreste

Por Zé Euflávio - em 1021
Dados divulgados nesta segunda-feira (29) pela Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa) apontam que as chuvas registradas nas últimas horas atingiram 57 cidades paraibanas.
Segundo a Aesa, as chuvas se concentraram mais na faixa leste do Estado, que engloba o Agreste, Brejo e litoral paraibano.
A faixa litorânea da Paraíba recebeu a maior parte das chuvas registradas entre o domingo (28) e a segunda-feira (29). Os cinco municípios com maiores registros de chuva ficam localizados na Região Metropolitana de João Pessoa.
A cidade de Bayeux, na grande João Pessoa, foi registrado a maior precipitação, 149,5 milímetros. João Pessoa registrou 140,4 mm; Santa Rita 121,6 mm; Cruz do Espírito Santo 98,6 e Conde 95 mm.  Em Bayeux 12 famílias desabrigadas por conta das chuvas foram encaminhadas para um abrigo temporário.
A Defesa Civil da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está trabalhando para reparar os danos causados pelas chuvas e em estado de alerta desde a madrugada desta segunda-feira, com base no aviso de atenção enviado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Segundo o coordenador da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Cmpedec/JP), Noé Estrela, as chuvas do mês de maio já ultrapassaram a média histórica, no entanto, os danos causados foram mínimos. “A média de chuvas para o mês de maio ficava entre 300 e 400 milímetros cúbicos de água e tivemos neste período 486,2m até agora”, destacou.