Campanha pede doações para Banco de Leite Anita Cabral

Por G1 PB - em 1046

O Banco de Leite Humano Anita Cabral realiza, até a sexta-feira (19), a Semana Estadual de Doação de Leite Materno. A programação conta com atividades de sensibilização nas maternidades do estado e postos de coleta para doação de leite. A rede da Paraíba conta com 350 doadoras e coleta mensalmente em média 400 litros de leite, o que dá para atender cerca de 600 receptores.

Entre os meses de janeiro e abril deste ano, houve um aumento da demanda por leite humano nos bancos de leite, para bebês internos em UTIs do estado, ocasionando uma queda considerável no estoque.

A Paraíba tem seis Bancos de Leite em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras e dos 21 Postos de Coleta, entre os quais se destacam os de Pombal, Santa Luzia, Sousa, Mamanguape e Taperoá

De acordo com a diretora do Anita Cabral, Thaise Ribeiro, a quantidade é insuficiente para atender a demanda. “É necessário o aumento da coleta, em torno de 200 litros, para atender todos os bebês que requeiram, transitoriamente, um apoio de complemento durante sua internação nas maternidades”, informou.

Para ser doadora é só procurar o banco ou posto de coleta de leite humano mais próximo, estar amamentando o filho, estar saudável e ter excesso de produção de leite. O serviço de Rota Domiciliar irá até a residência da doadora e entregará o Kit Doação (frascos de vidro esterilizado, luvas, gorro e máscara). Além disso, a equipe prestará as orientações necessárias para o correto armazenamento e ainda comparece semanalmente ao domicílio da mãe para coletar a doação.

Semana da doação de leite materno

A Semana Estadual de Doação de Leite Materno foi instituída pela Lei estadual 9.956, de 11 de janeiro de 2013. De acordo com a programação, durante a semana acontecerão atividades em todo o estado, para a promoção da doação de leite materno.

 Na terça-feira (16),às 14h, acontecerá uma roda de conversa na sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta, na empresa Indaiá. Já na quarta-feira (17), às 8h30 e 14h30, a programação inclui uma roda de conversa com o grupo de gestantes e mães, na empresa Coteminas. Na quinta-feira (18), às 10h, será ministrada uma palestra para os profissionais de saúde da Maternidade Frei Damião.

Armazenamento de leite humano

Se a mãe desejar guardar o leite imediatamente, em casa, basta seguir algumas regras: lavar bem as mãos até os cotovelos com água e sabão, prender os cabelos, colocar um lenço sobre a boca (para evitar gotículas de saliva sobre o leite) e o vidro com tampa de plástico seco e já fervido por 15 minutos. Deve-se realizar a extração de leite dentro do vidro e desprezar os primeiros jatos. Após a retirada do leite, colocar o frasco fechado no congelador, onde deverá ter a validade de 15 dias congelado.

Para a utilização do leite congelado deve-se descongelá-lo em banho maria a 40°C e usá-lo, imediatamente. A conservação do leite já descongelado só deverá ser feita pelas próximas 12 horas em refrigerador.

FONTE: g1.globo.com