Brasil só recicla 4% dos resíduos sólidos; Famup tem projeto que incentiva prática em municípios paraibanos

Por Múltipla - em 77

Dados da International Solid Waste Association (ISWA) mostram que no Brasil apenas 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são enviados para esse processo, índice muito abaixo de países de mesma faixa de renda e grau de desenvolvimento econômico, como Chile, Argentina, África do Sul e Turquia, que apresentam média de 16% de reciclagem. Entendendo a importância da reciclagem para a economia e para o meio ambiente, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) destaca, nesta segunda-feira (5), Dia Nacional da Reciclagem e Dia Mundial do Meio Ambiente, o projeto ‘Reciclo para Todos’ que vem mudando a realidade de municípios do estado.

O ‘Reciclo para Todos’ é um projeto desenvolvido com base na competência e qualificação atestada da equipe técnica da Famup, composta por uma equipe multidisciplinar que já participou da elaboração e execução de diversas ações ligadas a implementação das normas jurídicas em torno das demandas ambientais, pautadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, tendo como regramento balizador a Lei Federal de nº 12.305/2010, em parceria com o Ministério Público do Estado da Paraíba, Sudema e Ibama. No estado, a parceria já acontece nos municípios de Alhandra e Caaporã.

“Esse é um projeto de inclusão social, de destino correto dos resíduos sólidos e inclusão dos catadores dentro da Lei de Resíduos Sólidos. Um projeto que conta com o apoio do Ministério Público da Paraíba, um parceiro que contribui com essas ações. Todos os municípios paraibanos podem participar do ‘Reciclo para Todos’, basta procurar a Famup. O projeto é financiado pelas prefeituras por meio de convênio e veio para resolver muitos problemas”, destacou o presidente George Coelho.

O município que se interessar em garantir o projeto terá da Famup todo apoio para executá-lo através de uma equipe técnica, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O ‘Reciclo para Todos’ tem na figura dos catadores de resíduos sólidos um dos objetos de mudança. As atribuições conferidas aos catadores pela sociedade e pelo poder público, possuem um viés contraditório, pois não é dado a esses agentes o devido reconhecimento da sua dignidade humana, uma vez que a sociedade ainda não despertou para o papel fundamental dos catadores.

O setor produtivo (Comércio e Indústrias) e a sociedade também são objeto dos projetos desenvolvidos dentro do ‘Reciclo para Todos’, assim como o poder público, mas em particular se destaca os alunos do Ensino Médio e Fundamental da rede de ensino pública e privada, a estes se somam todos os profissionais da saúde, educação e da assistência social.