Algodão produzido na Paraíba é destaque em evento no Peru

Por Assessoria da Emater - em 1034

A produção de algodão da Paraíba será um dos temas discutidos em evento que acontece entre 29 de maio e 2 de junho no Peru. Os modelos de resgate da cadeia produtiva e produção de algodão sustentável no estado vai ajudar o fortalecimento do setor peruano, por meio do Projeto de Cooperação Sul-Sul trilateral, firmado entre Brasil, FAO e membros do Mercosul.

Segundo o presidente da Gestão Unificada (Emater, Emepa, Interpa), Nivaldo Magalhães, o ‘Algodão Paraíba’ já foi apresentado para representantes de mais de 40 países em importantes eventos do setor algodoeiro, como ocorreu durante congresso internacional, no ano passado, no lançamento do documentário For the Love of Fashion, produzido pela National Geographic, em São Paulo, e no Seminário Internacional realizado em Assunção, no Paraguai.

O Peru é um dos países que demonstraram interesse na participação da extensão rural brasileira no projeto de revitalização da cultura do algodão. Integram a comitiva paraibana que vai participar do evento o diretor administrativo da GU, Francisco Jean Queiroga da Costa e o diretor técnico da Emater, Vlaminck Paiva Saraiva.

A programação vai de 29 de maio a 2 de junho e envolve reuniões técnicas e dias de campo nas cidades de Lima e Ica, onde o diretor técnico da Emater, Vlaminck Saraiva compartilhará com os agricultores presentes, experiências do projeto Algodão Paraíba. Os eventos acontecem nas Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs), localizadas em Pisco, uma das regiões produtores de algodão.

Vlaminck Saraiva explicou que o algodão cultivado de forma sustentável tem garantido benefícios ambientais e econômicos às famílias agricultoras com preços assegurados mediante contrato de compra e venda, negociado entre agricultor e o parceiro comercial do projeto, a Indústria Têxtil Norfil/SA.

Ele informou que mesmo com a estiagem do ano passado, a safra 2016 foi de mais de 11 toneladas de algodão branco em rama. A previsão de colheita para este ano é de aproximadamente 90 toneladas, numa área de 120 hectares, beneficiando mais de 100 agricultores familiares produtores de algodão branco agroecológico.