A Paraíba em desenvolvimento

Por Pedro Dantas - em 18

No processo de escolha para dirigir a Federação das Associações do Municípios Paraibanos (Famup), os prefeitos, de forma democrática, reelegeram George Coelho, prefeito de Sobrado, para o triênio 2024/2026. A votação ocorreu no dia 13 de novembro. A reeleição de George demonstra o reconhecimento dos Edis pelo valioso desempenho do presidente da Entidade, na destacada atuação durante o exercício de seu trabalho na gestão.

Convém ressaltar que o ex-chefe do Executivo do Município de Sobrado teve o seu trabalho consolidado na anterior a gestão, pois, na faculdade que as normas exigem, foi publicado o Edital, porém nenhum gestor apresentou uma outra chapa e o sufrágio ocorreu com uma única opção.

Ressalte-se, ainda, que não obstante as dificuldades naturais de locomoção de todos, os prefeitos do nosso Estado, ocorreu uma abstenção. Mesmo assim, o candidato único obteve uma expressiva votação de 61% dos sufrágios – fato inédito na história dessa conceituada entidade.

É público e notória a dificuldade que os Municípios brasileiros em relação as transferências de verbas federais,  além da natural queda de arrecadação dos tributos locais, as regiões Norte e Nordeste vivem um desequilíbrio orçamentário para manter uma necessária política social para enfrentar fenômenos das longas estiagens, ou chuvas, fora de épocas, o causa a retração dos contribuintes.

É importante destacar que o Brasil, no seu imenso território, tem mais de 5.500 municípios. Muitos desses sofrendo efeitos da natureza, padecem de mais recursos transferidos para os serviços comunitários, além das despesas com pessoal e encargos institucionais.

Desse modo, é louvável o trabalho de um gestão frente a uma federação com tamanha responsabilidade, no controle da execução orçamentária, dentro das normas fiscalizadoras.

A missão dos prefeitos é difícil, porém, graças a coragem e o desempenho dos Edis, as dificuldades vem sendo controladas. Boa Sorte presidente da Famup.