43 anos de história: Famup destaca lutas e vitórias da CNM em defesa dos municípios

Por Múltipla - em 114

A Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) destacou as lutas e vitórias conquistadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade, que encabeça a defesa dos municípios brasileiros, completa 43 anos nesta quarta-feira (8).

O presidente da Famup, George Coelho, disse que a CNM desenvolve um trabalho sério e aguerrido, que já resultou em várias conquistas para os municípios, beneficiando diretamente a população.

“A CNM completa 43 anos de lutas e de um trabalho de excelência em prol dos municípios brasileiros. Temos muito orgulho de fazer parte dessa história”, disse George, que parabenizou o presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos.

Conquistas – Entre 1997 e 2021, a CNM contabiliza mais de R$ 1 trilhão em conquistas para os municípios. A entidade registra no hall de conquistas aumentos nos repasses da merenda e do transporte escolar, diversos apoios financeiros, parcelamentos de dívidas previdenciárias, ampliação da arrecadação de impostos como o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), criação de uma fonte para custear a iluminação pública que evitou deixar às escuras milhares de vias públicas, dentre outras.

História – Criada em 1980, a CNM completa 43 anos em 8 de fevereiro. Fundada na capital paulista, o processo de criação e construção da CNM tem como base, desde o início de sua história, a luta das lideranças locais – que demandavam uma voz para dar representatividade aos anseios da população.