Famup participa do I Fórum Intermunicipal de Resíduos Sólidos

Em 28/04/2023

Famup participa do I Fórum Intermunicipal de Resíduos Sólidos
Famup

Do ponto de vista ambiental, os elementos mais importantes na infraestrutura das cidades são o saneamento e o manejo dos resíduos sólidos. Eles estão diretamente associado à qualidade ambiental e têm impacto tanto na saúde pública quanto nos ecossistemas. Nesta sexta-feira (28), o tema foi discutido durante I Fórum Intermunicipal de Resíduos Sólidos que foi realizado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável e Inovação da Paraíba (CONDESPB) e contou com a participação da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

Para o presidente da Famup, George Coelho, o tema é importante para a gestão urbana e a sustentabilidade ambiental, estando ligado diretamente à qualidade da infraestrutura das cidades. “Esse é um tema que precisa ser debatido constantemente. Precisamos triscar experiências e encontrar alternativas para a destinação correta de resíduos”, observou.

De acordo com o presidente do CONDESPB, Luiz Claudino de Carvalho Florêncio, o objetivo do evento, realizado na Câmara Municipal de São João do Rio do Peixe, foi mostrar a importância da elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) pelos os municípios, assim como, a implantação das cooperativas de catadores nos municípios, e a remediação dos lixões de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Cada município participante compartilhou de que maneira está sendo trabalhada essa l questão. Além disso, foram debatidas alternativas para a construção de uma Paraíba mais sustentável. Participaram do Fórum os prefeitos de Bernardino Batista, Antonio Aldo Andrade de Sousa; de São José da Lagoa Tapada, Cláudio Antonio Marques de Sousa; e Vieirópolis, José Celio Aristoteles.

Integram o CONDESPB os municípios de Poço Dantas, Bernardino Batista, Joca Claudino, Uiraúna, Poço de José de Moura, Triunfo, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, São José da Lagoa Tapada, Sousa e Vieirópolis.

  • Por Multipla Integrada
    Fonte: Famup
    Fotografia: Famup

Fale com a gente nas redes