Famup orienta gestores sobre cumprimento de exigências no processo de execução das emendas parlamentares
Em 24/12/2024
A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), por meio da área técnica da saúde, está orientando os prefeitos e prefeitas sobre o cumprimento de exigências no processo de execução das emendas parlamentares, assim como estabelece a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em cumprimento ao despacho proferido pelo Ministro Relator Flávio Dino, na ADPF nº 854.
A área técnica da Famup destaca que a decisão judicial reforça a necessidade de seguir os princípios constitucionais de publicidade e controle fiscal, com base na Constituição Federal e na Lei Complementar nº 210/2024.
Para assegurar o cumprimento das exigências judiciais, recomenda-se:
3.1. Abertura de Contas Específicas
* Iniciar imediatamente o processo de abertura de contas específicas para cada emenda parlamentar recebida.
* Enviar os dados das contas ao MS e à CGU dentro do prazo estipulado (10 dias ).
* O município não poderá indicar uma conta já aberta anteriormente.
3.2. Bloqueio de Recursos
* Garantir que os recursos permaneçam bloqueados nas contas até a regularização das exigências estabelecidas.
3.3. Registro Orçamentário
* A Secretaria do Tesouro Nacional disponibilizou códigos específicos para a classificação das receitas provenientes de emendas parlamentares. Recomendamos que a administração municipal utilize tais códigos, conforme estabelecido desde 2021, em todas as etapas de execução das receitas destinadas a essas emendas.
3.4. Monitoramento e Relatórios
* Manter registros detalhados de todas as transferências e despesas realizadas.
* Publicar relatórios de execução orçamentária em conformidade com as normas de transparência por meio dos instrumentos de prestação de contas existentes.
A Famup informa ainda aos gestores que durante o processo de transição irá atualizando as informações, visando assegurar o cumprimento integral das determinações do STF. As dúvidas podem ser esclarecidas por meio do número 83-99836-1147.
Veja o Comunicado do FNS sobre o caso:
-
Por Multipla Integrada
Fonte: Famup
Fotografia: Famup